Educacional

O principal objetivo da irradiação de sangue e hemocomponentes é a prevenção da doença do enxerto versus hospedeiro DECH ou GVHD (do inglês graft-versus-host disease) em pacientes imunodeficientes.

A DECH é uma possível reação transfusional e o principal motivo de se realizar irradiação sanguínea atualmente. Esta doença é uma complicação rara da transfusão de sangue, mas é fatal em > 90% dos casos [2]–[4]. A DECH se desenvolve devido à presença de linfócitos T do doador no sangue doado e que pode ser evitado pela irradiação do sangue e dos componentes do sangue doado antes da transfusão. Em pacientes com sistema imunológico saudável,

os linfócitos são normalmente destruídos quando recebem o sangue da transfusão. No entanto, em pacientes imunossuprimidos, essas células não são destruídas pelo sistema imunológico do receptor e,portanto, após a proliferação e produção de citocinas, os linfócitos podem causar uma resposta inflamatória relacionada a DECH [5], [6].

Assim, o único método eficaz para prevenir esta doença é inativar os linfócitos doadores irradiando os componentes sanguíneos [7]–[10].

Ao longo do tempo, a dosimetria Fricke vem mostrando cada vez mais capacidade metrológica para atuar em seguimentos médicos e clínicos, assim como em irradiação de hemocomponentes [7], [11]–[18].

De acordo com a RDC nº 34 da ANVISA Upload PDF RDC Anvisa, há a necessidade dos bancos de sangue realizarem dosimetrias anuais nos irradiadores de sangue, cumprindo as exigências nela especificadas com relação às doses ideais neste processo [1]. Em razão dessa imposição legal, o Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ teve a iniciativa de estruturar o Laboratório DoFe, um dos poucos no Brasil a atuar na dosimetria dos irradiadores de sangue.

A dosimetria Fricke, conduzida pelo Laboratório DoFe, está disponível para esclarecer e fornecer a dosimetria química de alta qualidade metrológica para toda a rede de bancos de sangue, clínicas e hospitais localizados no Brasil que necessitem do serviço de dosimetria para seus irradiadores de sangue.